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O glossário definitivo do mercado financeiro: K – O

K

KPIs – Key Performance Indicators

Os KPIs ou “indicadores-chave de performance”, são utilizados para medição do nível de desempenho e sucesso de uma organização, área ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados.

L

Lâmina de Informações Essenciais

Documento do fundo de investimento que contém um resumo de suas informações essenciais, como público-alvo, objetivos, política de investimento, condições de investimento, composição da carteira, risco e histórico de rentabilidade, entre outras características.

Liquidez

No mercado financeiro o termo é usado para determinar a capacidade que um título tem de ser convertido em moeda. A liquidez absoluta só é conferida ao papel-moeda, de forma que todos os outros títulos têm liquidez inferior, que varia conforme o tipo de investimento, prazo e a conjuntura econômica. Na análise das demonstrações financeiras de uma empresa é usado para definir a capacidade que esta empresa tem de gerar recursos que podem ser rapidamente transformados em papel moeda. Assim, a liquidez de uma empresa é função da sua disponibilidade de caixa, e dos títulos negociáveis e ativos circulantes que possui.

Liquidez Corrente

Indicador usado na análise financeira de uma empresa, que determina o quanto esta empresa tem a receber no curto prazo em relação a cada unidade monetária que deve pagar no mesmo período. A determinação exata de um índice aceitável depende do setor onde a empresa atua. Quanto mais previsíveis forem os fluxos de caixa de uma empresa, menor será o índice de liquidez corrente exigido. O indicador é calculado como sendo o quociente entre o ativo circulante e o passivo circulante da empresa.

Liquidez Geral

Indicador de análise financeira, utilizado para medir a liquidez de uma empresa. Ao contrário do indicador de liquidez corrente, que indica quanto uma empresa tem a receber em relação ao que deve no mesmo período, este indicador engloba também os ativos e passivos de longo prazo, ou seja, aqueles que serão realizados em um prazo superior a um ano. Este indicador é calculado como sendo o quociente entre a soma do ativo circulante mais o ativo de longo prazo pelo passivo circulante mais o passivo de longo prazo da empresa.

Liquidez Seca

Assim como o indicador de liquidez corrente, o indicador de liquidez seca reflete a capacidade de uma empresa em cumprir com suas obrigações de curto prazo. A única diferença na fórmula de cálculo é que os estoques são excluídos dos ativos circulantes da empresa. A suposição básica é de que os estoques são ativos menos líquidos e, portanto, devem ser ignorados.

LTV – Lifetime Value

LTV, ou Life Time Value, em inglês (Valor do Tempo de Vida, em uma tradução direta para o português), é uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela. Você pode calcular o LTV de uma maneira bem simples, veja o exemplo abaixo:

Imagine um SaaS (Software as a Service) que cobre, em média, R$ 2.000,00 de mensalidade por um produto com assinatura recorrente. O cliente por sua vez, utiliza o produto e/ou serviço por cinco anos.

Neste caso, o cálculo seria: R$ 2.000 X 12 MENSALIDADES ANUAIS X 5 ANOS = R$ 120.000. Isso quer dizer que cada cliente rende, em média, R$ 120 mil à companhia.

LPA (Lucro por Ação)

O LPA é um indicador financeiro definido como a relação entre o lucro líquido da empresa em um determinado período e o seu número de ações. Deste modo, representa o montante em dinheiro gerado em lucro (ou prejuízo) em um período determinado de tempo para cada ação emitida.

M

Margem Operacional

Indicador usado na análise financeira de empresas. Como no Brasil o resultado operacional já desconta a despesa líquida com juros, a margem operacional determina a porcentagem de cada R$ 1 de venda que restou após a dedução de todas as despesas, menos o imposto de renda e as despesas não operacionais ou extraordinárias. Pode ser calculado como sendo o quociente entre o resultado operacional e a receita líquida de vendas da empresa.

MBA (Master in Business Administration)

Sigla em inglês de “Master in Business Administration”, que denomina o programa de pós-graduação em administração de empresas que oferece aos estudantes uma experiência acadêmica prática em negócios.

MBO – Management Buy Out

Fundo de participação que busca adquirir o controle acionário de uma empresa em conjunto com os seus executivos. Bastante comum em empresas com problemas de controle por questões de sucessão, por exemplo.

Mercado Financeiro

É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médio, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo.

Mercado Fracionário

No mercado fracionário são negociadas partes fracionárias (ou frações) de um lote de ações. Difere do mercado integral, onde são negociados lotes inteiros ou integrais de ações. Embora as cotações no mercado fracionário sigam, de forma geral, as cotações do mercado integral, a diferença em termos de liquidez entre os dois mercados pode levar a cotações diferentes para uma mesma ação.

Mercado Futuro

O mercado futuro é normalmente centrado em uma bolsa de valores ou de mercadorias, tendo como objetivo principal prover instrumentos financeiros que permitam a compradores e vendedores proteger-se de oscilações de preços. O mecanismo básico é a negociação de títulos ou mercadorias, a preços determinados, para uma data futura, exigindo-se garantias dos vendedores e compradores.

Mercado Primário

A colocação de ações ou outros títulos (ou seja, novas emissões) ocorre dentro de um determinado intervalo de tempo, no qual os agentes de colocação (bancos, corretoras, etc.) vendem os títulos comprados junto ao emissor (empresas, bancos, governos) para investidores. Este mecanismo é denominado mercado primário e tem como principal objetivo levantar novos recursos para o emissor, recursos estes que podem ser utilizados para o financiamento de projetos de expansão, para abater dívidas existentes ou para reforçar a posição de caixa do emissor.

Mercado Secundário

Após uma nova emissão ser colocada (ou vendida) para uma série de investidores, inicia-se o mercado secundário, no qual estes e outros investidores e instituições financeiras tem o direito de negociar os títulos emitidos. O mercado secundário continua sendo o canal de negociação até o vencimento do título (no caso de títulos de renda fixa, futuros e opções), ou durante todo o período no qual uma ação continua sendo negociada.

Mercado Spot

O termo spot é usado nas bolsas de mercadorias para se referir a negócios realizados com pagamento à vista e pronta entrega da mercadoria, em oposição ao mercado a futuro ou a termo. A entrega, aqui, não significa entrega física, mas sim a entrega de determinado montante de dinheiro correspondente à quantidade de mercadoria negociada.

Merchandising

Termo que vem do inglês e consiste em uma forma de anunciar o produto e/ou serviço através do uso de amostragem direta ao consumidor em estandes.

Mercosul

Bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Dentre os objetivos do Mercosul destacam-se:

  • criação de um mercado comum para livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos;
  • adoção de uma política externa comum;
  • coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais;
  • harmonização das legislações nacionais de forma a facilitar a integração.

MERCOSUL – Mercado do Cone Sul

União aduaneira, criada em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela aderiu ao grupo em julho de 2006.

Multa por atraso

Prevista por lei, ela é cobrada sempre que uma fatura for paga com atraso não podendo, segundo estabelece o CDC (Código de Defesa do Consumidor), superar 2% do valor da fatura.

M&A – Merger and Acquisition

Traduzido para o português a sigla significa “fusões e aquisições” e pode ser um ótimo caminho de crescimento, não somente para grandes negócios, mas para os que estão começando também. M&A são as transações que unem as empresas, basicamente.

A fusão nada mais é do que a junção de duas empresas que, a partir de então, se tornam um novo negócio. Se caracteriza em dois tipos:

Horizontal – acontece quando duas empresas do mesmo segmentos e que oferecem o mesmo tipo de serviço se fundem.

Vertical – acontece entre dois tipos de negócios que atuam em ramos distintos, porém os produtos e/ou serviços se complementam.

MRR – Receita Recorrente Mensal

O MRR (Monthly Recuring Revenue) é a Receita Recorrente Mensal gerada pela sua empresa.

MVP – Minimum Viable Product

A sigla significa Produto Mínimo Viável e é uma prática para lançamento de novos produtos e/ou serviços, utilizando o menor investimento possível e entregando o valor que seu cliente espera, a fim de testar se o produto é viável e colher feedbacks de melhoria mais rapidamente.

Leia também: O glossário definitivo do mercado financeiro: P – S

N

Nicho de Mercado

Segmento de mercado especializado, com características próprias e que oferecem oportunidades de negócios para empreendimentos específicos.

Nota Fiscal

Impresso em papel timbrado e com numeração tipográfica sequencial que é exigido pelas leis fiscais. A nota fiscal deve relacionar o objeto da venda e seu preço, sendo obrigação do comerciante entrega-la ao comprador da mercadoria.

Nota Promissória

Termo que denomina um título assinado por uma empresa (ou indivíduo) declarando ter emprestado de outra empresa (ou indivíduo) uma certa quantia. Bastante comum entre empresas, que muitas vezes antecipam o recebimento de recursos através da troca das promissórias por um empréstimo ao banco. Como as notas promissórias funcionam como garantia, podendo ser executadas pelo banco em caso de atraso no pagamento, a empresa paga juros mais baixos pela antecipação destes recursos.

North Star Metric – Métrica da Estrela Guia

É a métrica mais importante de sua empresa, a que geralmente guia o crescimento e alinha todas as áreas e colaboradores. Também conhecida como “Estrela Guia”, a métrica é a que melhor consegue descrever o principal valor que seu produto entrega para o cliente.

NPS – Net Promoter Score

Net Promoter Score foi criada em 2003, em Harvard. Trata-se de uma métrica que mensura, de 0 a 10, o nível de satisfação do cliente com um produto ou serviço. Uma das mais importantes em CX, a métrica consegue indicar quais os clientes mais leais à sua marca. Este medidor também te ajuda a identificar o que está funcionando muito bem e quais são pontos de melhoria na experiência do cliente. Hoje, a Tracksale é uma das principais ferramentas que pode lhe ajudar a calcular o NPS de sua empresa, independentemente do tamanho de sua operação.

O

Objetivo de Retorno

Valor definido pelo gestor do fundo de investimento como meta de retorno médio no longo prazo.

Objetivo de Volatilidade

Valor definido pelo gestor do fundo de investimento como meta de volatilidade média do fundo.

Operação de Câmbio

Especifica a negociação de moeda estrangeira através da troca da moeda de um país pela do outro. O termo operação de Câmbio Flutuante significa que a conversão das moedas é feita com base nos valores estabelecidos no mercado flutuante. Por sua vez, o termo operação de Câmbio Paralelo significa que a conversão das moedas é feita com base nos valores estabelecidos no mercado paralelo.

Operação de Financiamento

Termo usado no mercado acionário que caracteriza uma operação envolvendo a compra de ação no mercado à vista, e venda imediata desses mesmos ativos em um dos mercados a prazo.

Operações de Crédito

Conta de ativo do balanço patrimonial de uma instituição financeira, que representa a soma de todas as operações de empréstimo realizadas pela instituição deduzidas da reserva para empréstimos duvidosos. As operações de arrendamento mercantil e de outros créditos são classificadas separadamente.

Operadoras de Administração de Planos

Empresas que trabalham preferencialmente com planos auto-segurados, que são planos coletivos onde o risco não é transferido para terceiros, sendo que o custo total da assistência médica assumindo pela entidade patrocinadora do plano, que em geral é o empregador dos participantes do plano.

Estas empresas na verdade não assumem o risco do plano, mas sim administram todas as formas de prestação de serviço médico cobrando por isto uma taxa de administração.

Operadoras de Auto-Gestão

Termo que denomina as empresas que se “auto-seguram”. Nestas empresas a própria empresa patrocinadora do benefício é quem define a sua estrutura operacional e gerencial, inclusive no que se refere à estruturação de recursos próprios (que inclui ambulatórios, clínicas e hospitais), montagem de rede credenciada e sistemas informatizados. Além disto, a empresa é responsável pela administração do plano.

Oscilação

Termo usado para analisar o desempenho (variação positiva ou negativa) observada na cotação de um ativo em um determinado período de tempo

Overweight

Recomendação positiva dos analistas de mercado para uma ação. Significa que, se uma ação está incluída no Ibovespa com peso de 1%, por exemplo, o investidor deveria comprar um percentual maior do que esse para incluir em sua carteira, já que o potencial de valorização seria atraente.

Open Banking

O Open Banking, ou sistema bancário aberto, é um modelo de mercado baseado no compartilhamento padronizado de dados e serviços entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, que permite a abertura e integração de plataformas e sistemas. Em outras palavras: é uma nova forma de bancos e fintechs trabalharem, que tem como premissa a abertura do mercado, descentralização e portabilidade de dados financeiros, indo além do aplicativo ou site do banco de forma prática e segura.

OKR – Objectives and Key Results

O termo significa “objetivos e resultados-chave”. De forma objetiva, a metodologia define os principais objetivos de uma empresa. Cada objetivo deve deixar claro o que será buscado e além disso, manter o “squad” engajado para a missão. Os Key Results são uma espécie de bússola que determina o quanto a empresa está próxima aos objetivos definidos.

Veja mais em:

O glossário definitivo do mercado financeiro: A – E
O glossário definitivo do mercado financeiro: F – J
O glossário definitivo do mercado financeiro: P – S
O glossário definitivo do mercado financeiro: T – Z

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