A
Ação
Valor mobiliário emitido pelas sociedades anônimas, representando a menor fração do capital destas empresas.
ACC – Adiantamento sobre Contratos de Câmbio
Trata-se de uma forma de financiamento utilizada por empresas exportadoras, através da qual a empresa recebe antecipadamente recursos, que são utilizados no financiamento da sua produção.
ACE – Adiantamento sobre Cambiais Entregues
Mesmo conceito que o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio), a única diferença é que a antecipação de capital ocorre quando a mercadoria já está pronta e embarcada, podendo ser solicitada em até 60 dias após o embarque.
Acionista
Possuidor de ações de uma sociedade anônima, o que o caracteriza como proprietário de uma parcela da empresa proporcionalmente à quantidade de ações detida.
Acionista Controlador
Termo usado para designar o indivíduo, empresa, ou grupo de pessoas que através dos seus direitos de sócio conseguem efetivamente, e de maneira permanente, controlar as votações e deliberações durante a assembleia geral da empresa, assim como nomear a maior parte dos administradores da empresa.
Acionista Majoritário
Acionista que possui uma quantidade de ações com direito a voto que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa.
Acionista Minoritário
Acionista que possui uma quantidade de ações que não é suficiente para manter o controle acionário de uma empresa.
Acqui-hiring – Aquisição de talentos
Significa a compra de uma empresa com foco em trazer o time da empresa comprada para dentro de sua empresa. É um movimento com intenção de compra de talentos.
Essa estratégia é bastante utilizada por empresas que buscam desenvolver novas áreas ou produtos de forma ágil.
Aditivo
Condição adicional incluída no contrato de Mãe, além das já previstas anteriormente.
Administração Passiva
Expressão usada para definir o tipo de estratégia de administração de fundo de investimento. Nesse caso, o administrador busca replicar o retorno da carteira de um índice previamente definido (o benchmark). O objetivo é que o retorno do fundo seja aproximadamente igual, ou um pouco superior, ao retorno do índice escolhido
Agência de Fomento
Entidade que busca ajudar no desenvolvimento de empresas, através da oferta de linhas especiais de crédito, cujos recursos podem ser usados tanto no financiamento do capital de giro quanto dos investimentos destas empresas.
Agente Financeiro
Termo que designa a instituição financeira que pode representar, como garantidora, financiadora ou endossante, uma entidade pública. O agente financeiro pode ou não assumir a corresponsabilidade no que estiver participando.
Alavancagem (Finanças Corporativas)
Alavancagem é um termo usado no mercado financeiro quando um investidor realiza uma operação com um capital muito maior do que o que ele realmente possui, visando assim aumentar a rentabilidade. Na prática, funciona como um limite que a corretora oferece para as operações, que pode ser de até 50 vezes o patrimônio real que se
ANIMA
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, é a entidade autorreguladora que representa as instituições do mercado de capitais e possui diversos códigos de regulação e melhores prática.
Aplicação (mínima)
É o valor mínimo que o investidor deve aplicar em um investimento pela primeira vez.
ARPU – Average Revenue Per User
Significa Receita Média por Usuário, e normalmente é utilizado para se medir quanto de receita um usuário deixa para a empresa em um período específico.
Para fazer o cálculo da ARPU é necessário somar toda a receita gerada em determinado período por um grupo de usuários, e dividir pelo total deste usuários.
Ex: Receita gerada em 3 meses: 1.000,000
Grupo de 4 usuários.
1.000,000 ÷ 4 = 250.00
ARR – Receita Recorrente Anual
ARR (Annual Recurring Revenue) é a métrica que representa o volume total no ano de receita recorrente de uma empresa, de acordo com a especificidade do negócio.
Aumento de Capital
Termo usado para refletir mudanças na estrutura de capital de uma empresa, através da incorporação de novos recursos (ou reservas) ao capital da empresa. Uma empresa pode efetuar um aumento de capital através de aportes dos seus acionistas, que pode ocorrer na forma de emissão de novas ações no mercado, pela incorporação do capital de outras empresas, mediante bonificação (distribuição gratuita de novas ações aos acionistas) etc.
O que é aceite?
Documento assinado pelo cliente para formalizar a aprovação de uma cotação de determinado produto ou serviço.
O que é Activity Based Costing (ABC)?
O Activity Based Costing, ABC ou Custeio Baseado em Atividades é um método contábil que permite identificar como e onde uma empresa obtém seus lucros.
4.1) Ad valorem:
O Ad valorem nada mais é que a cobrança pela prestação de serviços da factoring, incidindo um percentual sobre o valor negociado. O Ad valorem e a taxa de fator são as principais taxas que a empresa de fomento cobra pelos seus serviços
O que é administração logística?
Processo de planejamento e controle de matérias-primas de forma eficiente, estocagem e fluxo de informações relativas aos produtos, desde a origem até sua entrega.
B
B2B
Sigla em inglês que significa “Business to Business”, ou, em português, transação de empresa com empresa. Este termo é usado para definir os negócios entre empresas, que são conduzidos através da rede mundial de computadores (ou internet).
B2C
Sigla em inglês que significa “Business to Consumer”, ou, em português, transação de empresa com consumidor. Este termo é usado para definir os negócios entre uma empresa e seus consumidores, que são conduzidos através da ou internet.
Banco Central do Brasil (BACEN)
O Bacen é o órgão responsável pela gestão do sistema financeiro, funcionando como o banqueiro do Governo.
Banco Depositário
Esta função inclui a escolha de um custodiante para aceitar o depósito das ações, a emissão de certificados negociáveis que representam as ações, a manutenção do registro de acionistas de forma a refletir todas as transações, além da distribuição dos dividendos aos investidores que compraram os ADR´s.
Beta
Medida de risco diversificável de uma ação. O coeficiente beta pode ser visto como um índice do grau do retorno relativo de uma ação em relação ao retorno do mercado (Ibovespa).
Benchmark
Indicador de desempenho tomado como base pelo fundo de investimento para a definição de seu objetivo de retorno e o cálculo de rentabilidade relativa.
BM&FBovespa
Reúne a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), onde são negociadas as ações (mercado de capitais) e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (a BM&F), que negocia, entre outros itens, as commodities agropecuárias.
BNDES
Sigla que designa o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, que é o órgão governamental responsável pela implementação de políticas de investimento empresarial de longo prazo.
Bolsa de Valores
Lugar onde se negociam títulos e valores mobiliários (sobretudo ações, opções, direitos e debêntures).
Bônus (Bond)
Similares às notas promissórias, os bônus são obrigações de renda fixa que são emitidas por empresas, bancos ou governos. Um bônus é um certificado de dívida no qual o emissor se compromete a pagar um montante específico de juros em intervalos pré-determinados, durante um período de tempo, além de pagar também o montante da emissão, ou seja, o principal da dívida, na data de vencimento.
Bovespa
Termo que designa a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, a maior bolsa de valores do país.
Branding
Processo de identificação de produto ou serviço pela atribuição de marca, símbolo e/ou nome identificativo.
Business Plan – Plano de Negócios
Como o próprio nome já diz de forma clara, o Business Plan é um documento estratégico que define o direcionamento do negócio. Além disso, também é utilizado para atrair investidores.
O plano de negócios é o momento que você define o modelo de monetização, público, qual sua proposta de valor, etc.
Leia também: O glossário definitivo do mercado financeiro: F – J
C
CAC – Custo de Aquisição de Clientes
O CAC representa o custo feito por sua empresa para adquirir um novo cliente. Este custo é o resultado da soma de todos os investimentos feitos em marketing e vendas (incluindo equipe, gastos diretos e indiretos destas duas áreas) , dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período – o mesmo do investimento.
Capital de risco
É um tipo de investimento voltado para pequenas e médias empresas no mercado de inovação tecnológica que têm grande potencial de crescimento, mais especificamente as startups
Capacity
Termo técnico dado pelo volume máximo do patrimônio líquido de um fundo que o gestor define, a fim de manter a capacidade de entrega de retornos.
Cap Table – Tabela de Capitalização
Cap Table é a tabela que descreve os acionistas de uma empresa e que detalha a participação de cada um na sociedade do negócio. O objetivo é manter o alinhamento de todos para que não haja conflitos de interesses
Captação Líquida
Em todo dia útil, o fundo de investimento pode receber aplicações e resgates. A captação líquida corresponde à entrada líquida de recursos
CDB
Então, como investimento de renda fixa, o CDB funciona exatamente desta forma: você empresta seu dinheiro para que o banco possa usar. Em troca, o banco devolve o dinheiro corrigido com os juros.
CDI
CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Ele é usado para que bancos e instituições financeiras possam fazer empréstimos entre si a curto prazo (um dia) e, assim, fechem o dia com saldo positivo em caixa.
Cisão
Operação a partir da qual há uma segregação do passivo de um fundo de investimento, isto é, quando uma parcela dos cotistas do fundo é migrada para um outro fundo, com CNPJ diferente.
COE
COE é a sigla para “Certificados de Operações Estruturadas”. Esse investimento tem características tanto da renda fixa quanto da renda variável. Assim, é possível investir em ativos internacionais, por exemplo, mas com a segurança de sempre estar atrelado a uma cotação, como a variação cambial ou Ibovespa.
Corretagem
Corretagem é a taxa cobrada pelas corretoras de valores para fazer as operações de compra e vendas de ativos financeiros. A cobrança pode ser feita tanto sobre investimentos de renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs, quanto sobre a renda variável, como ações e fundos imobiliários. (Sugestão de artigo para link informando que não cobramos taxa de corretagem)
COHORT
COHORT é um conjunto de usuários ou pessoas que têm em comum um evento ou sua origem, dentro de um mesmo período. (Ex.: Todos os clientes que foram originados através do Facebook no mês de maio/2019). Através desta análise, a empresa pode definir qual canal de marketing atrai os clientes com maior LTV, de onde vem os clientes com maior retenção, ou os clientes com melhor CAC.
CVM
CVM é a sigla para Comissão de Valores Mobiliários, instituição vinculada ao Ministério da Economia do Brasil que tem o papel de fiscalizar todas as operações relacionadas ao mercado de títulos. (Sugestão de artigo relacionando a Audax)
Caderneta de Poupança
É um tipo de conta bancária que você abre no Banco com o intuito de guardar suas economias, além de ter um pequeno rendimento. (Sugestão de artigo comparando os rendimentos das debêntures)
Capital
É a soma de todos os recursos, bens e valores, mobilizados para a constituição de uma empresa.
Capital de Giro
Termo que se refere ao capital (próprio ou de terceiros) utilizado pela empresa para o financiamento da sua produção como, por exemplo, o dinheiro usado para pagar fornecedores. Os recursos de terceiros são, em geral, levantados junto a FIDC’s, bancos comerciais através de operações como desconto de recebíveis, porexemplo.
Capital de Risco
Termo usado para determinar a parcela do capital da empresa que está investida em atividades ou instrumentos nos quais existe a possibilidade de perdas ou ganhos superiores aos normalmente esperados nas atividades habituais da empresa.
Capital Fechado (companhia de)
Empresa que trabalha no regime de sociedade anônima.
Capital Social
O capital social de uma empresa reflete a parcela de recursos financeiros colocada na empresa pelos seus acionistas. A soma do capital social integralizado de uma empresa, juntamente com as reservas de capital, as de reavaliação e de lucro, assim como o lucro ou prejuízo acumulados no período, forma o patrimônio líquido de uma empresa.
Carga Tributária
Termo usado para determinar o quanto se cobra de impostos sobre os rendimentos de um determinado segmento da economia, ou da economia como um todo.
Carteira de Ações
Conjunto de ações de diferentes empresas, de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas.
Carteira de Investimentos
Muitas vezes usado apenas como “carteira” este termo descreve um grupo de investimentos que o investidor possui, ou que compõe o fundo de investimento. Uma carteira de investimentos pode ser composta de vários instrumentos financeiros. No caso da indústria de fundos de investimentos, quando se usa o termo carteira se refere ao conjunto de aplicações financeiras nas quais o gestor de carteira aplica os recursos captados pelo fundo. É responsabilidade do administrador sempre otimizar seu retorno para um dado risco aceito pelos investidores através da compra e venda de ativos financeiros.
CEO
Sigla em inglês que significa “Chief Executive Officer” ou Diretor Executivo de uma empresa. O CEO de uma empresa é o executivo encarregado pela administração geral de suas atividades.
CFO
Sigla em inglês que significa “Chief Financial Officer” ou Diretor Financeiro de uma empresa.
CIO
Sigla em inglês que significa “Chief Information Officer” e denomina o executivo responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia.
COO
COO significa Chief Operating Officer, ou seja, refere-se ao Diretor Operacional. Ele auxilia o CEO por acompanhar mais de perto a rotina operacional da empresa. É sua função garantir a produtividade e a gestão adequada dos recursos.
CMO
CMO é referente ao cargo de Direção de Marketing. Nesta posição, profissionais coordenam e administra todas as ações de Marketing da companhia, o que inclui cuidar da marca institucional, posicionar-se no mercado e trazer resultados com as tecnologias de marketing
CNBV
Sigla que responde por Comissão Nacional de Bolsas de Valores. A CNBV é uma associação sem fins lucrativos que representa os interesses das Bolsas do país junto a autoridades monetárias e reguladoras.
CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
O CNPJ é um cadastro realizado e administrado pela Receita Federal, com o intuito de registrar as informações cadastrais de pessoas jurídicas. O CNPJ é equivalente ao CPF para pessoa física.
Commercial Paper
Termo em inglês que denomina uma categoria de títulos de dívida emitidos por empresas, no mercado local ou internacional, e cujos recursos são usados para financiar as atividades de curto prazo da empresa ou necessidades de capital de giro. O prazo mínimo destes títulos é de 30 dias e o máximo de 360 dias.
Compliance
Conjunto de ações para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas ou as diretrizes estabelecidas para um negócio, bem como evitar quaisquer desvios.
Contrato de Adesão
É o instrumento que, firmado pelo consorciado e pela administradora, por meio da assinatura da Proposta de Adesão, cria vínculo jurídico obrigacional entre as partes e, desta forma, o consorciado formaliza seu ingresso em um grupo, estando nele expressas as condições de operação de consórcio, bem como, de forma clara e explícita, os direitos e deveres das partes contratantes.
Orlando Gomes assim trata contrato de adesão: “No contrato de adesão uma das partes tem que aceitar, em bloco, as cláusulas estabelecidas pela outra, aderindo uma situação contratual que encontra definida em todos os seus termos”. (2) Orlando Gomes, Contratos, 18º edição, atualizada e anotada por Humberto Theodoro Júnior, Rio de Janeiro Forense, 1998, p. 109,119.
Copyright
Termo que vem do inglês e denomina o direito exclusivo de reproduzir por qualquer meio material, publicar ou vender obra literária, artística, técnica ou científica. O copyright é um direito desfrutado pelo autor ou seus descendentes, mas pode ser negociado ou cedido a um editor ou a qualquer outro beneficiário. Abrevia-se com o símbolo ©, ao qual se seguem o nome do beneficiário e a indicação do ano da primeira edição.
Corretagem
Taxa de corretagem é a remuneração de um intermediário financeiro na compra ou venda de títulos. Na Audax Capital não cobramos taxa de corretagem.
Cota
Fração do patrimônio líquido de um fundo de investimento. Seu valor é calculado pela divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas existentes
Come-cotas
Processo de antecipação do recolhimento do Imposto de Renda sobre os lucros de aplicações em fundos. Nos Investimentos disponibilizados pela AUDAX, esse desconto só é realizado no momento do resgate do valor investido.
Cotista
Aquele que detém cotas de um fundo.
CRM
Sigla que vem do inglês, referente ao termo “Customer Relationship Management”, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. O conceito de CRM prevê a integração de todas as áreas de uma empresa, de forma a melhorar a administração da carteira de clientes, de modo a mantê-la mais fiel e lucrativa.
CTO
Sigla em inglês que significa Chief Technology Officer e denomina o executivo responsável pela gestão da tecnologia da empresa.
Cultura organizacional
Normas, valores, práticas e símbolos que caracterizam e identificam uma empresa.
Custodiante
Agente responsável pelo serviço de guarda dos ativos e liquidação das operações de um fundo de investimento.
CVM
Autarquia do sistema financeiro nacional, a CVM tem, entre outras responsabilidades, a função de regular a indústria de fundos de investimento.
D
DARF – Documento de Arrecadação da Receita Federal
O DARF é um documento que tem por finalidade recolher todos os impostos e contribuições recolhidos pela Secretaria da Receita Federal. Pode ser adquirido em qualquer papelaria ou através do site da Receita Federa
Debêntures
São títulos de dividas de uma empresa que oferece ao investidor. Este receberá de volta o valor investido de acordo com o pagamento do título, além de uma remuneração do emissor (juros).
Basicamente você empresta o seu dinheiro para uma empresa e, em troca, recebe um rendimento acertado no momento da compra. Estes títulos são emitidos por Sociedades Anônimas de Capital aberto ou fechado, no caso da Audax Capital, com o objetivo de financiamento de projetos ou de reestruturação de seu capital.
Democratização de Capital
Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada se transfere, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantém, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador ou com a própria companhia.
Deságio
Termo que define a diferença entre o valor de mercado e o valor nominal de um título. Caso o valor de mercado ou valor pago seja menor que o valor nominal, a diferença é chamada deságio. Caso seja maior que o valor nominal, a diferença é chamada ágio.
Desdobramento
Aumento da quantidade de ações representativas do capital de uma empresa, de forma que isso não implique em qualquer mudança na participação patrimonial dos acionistas ou no valor de mercado agregado da empresa na ocasião do desdobramento. Um exemplo comum de grupamento ocorre quanto o valor nominal de uma ação aumenta para um valor elevado, o que pode levar a empresa a desdobrar uma ação em uma determinada quantidade de ações, de forma que o valor unitário seja reduzido. Deste modo, o aumento na quantidade de ações é compensado pela redução no valor por ação, não afetando o valor de mercado de empresa ou a participação de cada acionista.
Desvalorização
Perda de valor por parte de uma moeda frente a outra. Por exemplo, quando falamos que o real desvalorizou em relação ao dólar norte-americano isto significa que o real perdeu valor em relação ao dólar, de forma que são necessários mais reais para se comprar um dólar.
Diversificação de Risco
Terminologia utilizada quando o investidor (ou administrador do fundo de investimento) diversifica a forma como aplica os recursos de sua carteira de investimentos tendo como objetivo reduzir o risco da carteira como um todo
Dívida Securitizada
Título de responsabilidade do Tesouro Nacional emitido em decorrência da assunção e renegociação das dívidas da União ou por ela assumidos por força de lei. Estes títulos foram emitidos de forma escritural na Cetip e sua rentabilidade é pós-fixada possuindo várias séries cada qual com um índice de atualização próprio (IGP-DI, Dólar, TR). (Link artigo securitizadora)
Dow, Teoria de
Teoria resultante de uma série de artigos publicados por Charles Dow em The Wall Street Journal entre 1900 e 1902, considerada como a precursora dos modernos princípios da análise técnica. Os princípios da teoria são:
Tudo se reflete no preço.
À medida que novas informações chegam e são disseminadas, os participantes do mercado concorrem para corrigir os preços de maneira adequada. O mercado é composto de três tendências.
Em um dado instante, três forças atuam no mercado: Tendência Primária, Tendências Secundárias e Tendências Menores. A Tendência Primária, que pode ser baixista ou altista, usualmente dura mais de um ano, mas pode chegar a vários anos. As Tendências Secundárias são correções à Tendência Primária e podem durar de um a três meses.
As Tendências Menores são de curto prazo, durando de um dia a três semanas, e podem ser desconsideradas. Tendências Primárias têm três fases.
A primeira fase, que ocorre na retomada do crescimento econômico, é caracterizada por compras agressivas por parte de investidores informados.
Na segunda fase, quando os lucros das empresas começam a aumentar, ocorre a acumulação de ações. Finalmente, na terceira fase o crescimento do mercado é de conhecimento geral e o público tem a impressão de que as ações nunca mais pararão de subir. Os investidores que compraram na primeira fase agora realizam os lucros. Os índices médios setoriais devem se confirmar mutuamente.
Para que uma tendência seja confirmada, os índices de todos os setores (industrial, transportes, etc.). O volume confirma a tendência. Na Teoria de Dow o volume é utilizado de maneira secundária e se expande na direção da Tendência Primária. Uma tendência permanece até que ocorra um sinal definitivo de reversão. No caso de um mercado altista, uma reversão pode estar acontecendo quando as baixas começam a ter amplitudes progressivamente maiores. No caso de um mercado baixista, uma reversão pode acontecer quando as altas são progressivamente maiores.
DAY TRADE
Uma operação de compra e venda de ações de uma mesma empresa que é realizada em um único pregão da bolsa de valores — ou seja, no mesmo dia. Essa negociação pode durar horas ou poucos minutos e é realizada pelos chamados “traders”. O objetivo é comprar os ativos pelo menor preço possível e vendê-los pelo maior preço possível, lucrando com as oscilações de curto prazo das ações na bolsa.
Déficit
Na economia, déficit significa que os custos são maiores que os lucros, gerando um resultado negativo. No caso da balança comercial, por exemplo, ocorre o déficit quando as importações são maiores do que as exportações, o que indica prejuízo ou custos superiores aos ganhos no comércio exterior
Despesas fixas
Despesas fixas são aquelas que se repetem todo mês no seu orçamento ou variam muito pouco, como aluguel e condomínio, plano de saúde e odontológico, seguros, mensalidades da faculdade, academia, cursos e prestações de empréstimos e financiamentos.
Despesas variáveis
Despesas variáveis são todos os gastos que variam mês a mês no seu orçamento. Geralmente, essas despesas aumentam ou diminuem conforme a frequência e intensidade do consumo. Alguns exemplos são alimentação, transporte público, farmácia e lazer.
Design Sprint
O Design Sprint é um processo de cinco dias conduzido por um grupo de pessoas para responder a perguntas críticas de negócios por meio de design, prototipagem e teste de ideias com os clientes. As etapas servem para entender o cliente, entender as necessidades e objetivos do projeto, alinhar a equipe e enfim, pensar o desenvolvimento e criação do produto final. Para o Gestor 4.0, o Design Sprint se desenvolve em cinco etapas: 1) Entender; 2) Esboçar o projeto; 3) Definir e designar tarefas; 4) Criar um protótipo 5) Testar e validar.
DOC
O Documento de Crédito (DOC) é uma transferência bancária limitada a R$ 4.999,99. Só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central.
Veja mais em:
O glossário definitivo do mercado financeiro: F – J
O glossário definitivo do mercado financeiro: K – O
O glossário definitivo do mercado financeiro: P – S
O glossário definitivo do mercado financeiro: T – Z