Sustentabilidade empresarial, um assunto que está em alta no mercado, estando presente na pauta de reuniões de multinacional à pequenas empresas, e também deveria estar na sua.
Aquela visão ultrapassada ligando a necessidade de aderir a um plano de responsabilidade ambiental, com empresas que exploram diretamente o meio ambiente, não existe mais. Mesmo porquê a sustentabilidade empresarial vai além de questões ambientais.
Mas afinal, o que é a sustentabilidade empresarial? porque e como implementá-la em sua empresa, sem que isso se torne uma dor de cabeça em suas finanças?
Esse artigo é um guia rápido e completo do que você precisa saber sobre sustentabilidade empresarial para o seu negócio.
O que é Sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que visam um desenvolvimento econômico da empresa, integrado ao respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável da sociedade.
Isso consciente em dizer que o crescimento de um negócio deve ser benéfico não somente para o seu proprietário, mas também as demais pessoas envolvidas diretamente e indiretamente à cadeia de consumo, estando alinhados com a preservação do meio ambiente e o meio social.
Obter destaque e credibilidade dentro de seu mercado de atuação é uma das principais métricas de sucesso de uma marca ou empresa. E a sustentabilidade empresarial tem um papel considerável em relação a isso.
A discussão sobre a preservação ambiental foi debatida durante muito tempo somente por grandes empresas, que tinham uma cobrança direta sobre. Para muitas empresas da época, campanhas pontuais sobre o tema já eram suficientes, para abastecer o marketing e o assunto ser novamente engavetado.
Atualmente esse modelo de gestão não é mais compatível para nossa realidade. Investidores e consumidores buscam associar-se a empresas que realmente tem esses princípios como valores da cultura empresarial.
O modelo de sustentabilidade empresarial deve estar integrado ao seu crescimento, portanto, também é de suma importância o cuidado com a saúde financeira da companhia. Desenvolvendo o projeto de forma realista, para conseguir mantê-la e haver um desenvolvimento mutuo e constante.
Questões como responsabilidade ambiental e social, em poucos anos se tornaram questionamentos relevantes a serem realizados ao consumir ou investir em uma empresa. As novas gerações têm buscado uma relação de consumo consciente que se enquadra em seus valores e na preservação do meio ambiente. Quando se trata de investimento, e uma relação de consumo mais direta com a empresa, é importante para as pessoas que sua imagem e/ou seu dinheiro não esteja aplicado em empresas que tendem a se envolver em desastres ambientais e polêmicas, prejudicando sua imagem no mercado.
É por esse motivo que a sustentabilidade empresarial é um assunto tão discutido no planejamento estratégico de empresas sérias que buscam uma colocação estratégica no mercado. Aderindo a estratégias de desenvolvimento de um ecossistema sustentável e os custos para os cofres da empresa. O retorno sobre o investimento e sobre o capital aplicado deve ser observado, e registrado por meio de relatórios, para acompanhamento interno e demonstração quantitativa dos dados.
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Mas, como garantir que seu negócio aja em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental? E claro, sem comprometer seu capital além do necessário?
Separamos 15 iniciativas que podem contribuir para seu projeto de desenvolvimento sustentável:
- Apoio a projetos sociais ou causas sociais visando o desenvolvimento social, ambiental, educacional e cultural da sociedade que está inserido;
- Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água, separação e reciclagem dos lixos;
- Reutilização de sobras de matéria-prima e uso de materiais recicláveis;
- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos;
- Não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo;
- Estar adequado com as leis trabalhistas e ambientais do país;
- Trabalhar com uma política anticorrupção;
- Uso de práticas de produção que garantam a total segurança dos funcionários no ambiente de trabalho;
- Uso de contratos com consumidores e outras empresas que sejam claros, objetivos e justos;
- Informar de forma adequada os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam;
- Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial;
- Não utilização de formas de discriminação (raça, cor, religião, opção sexual e etc.) nos processos de seleção de funcionários. Uso de formas justas, respeitando os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo;
- Uso nos processos de produção, quando possível, de fontes de energia limpa e renovável;
- Fornecimento de um sistema de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente; e
Para que seja realizado o monitoramento dessas práticas os relatórios são essenciais, como também para demonstrar para o mundo a diferença que sua empresa tem feito ao mundo. Esses levantamentos são importantes para demonstrar com dados o que sua empresa tem realizado.
Investidores e consumidores se interessam em saber se o compromisso da empresa vai além de campanhas publicitárias e relatórios como esses ou a participação em índices de sustentabilidade como ISE B3, ICO2 B3, IGC, IGCT, IGCT, dentre outros, contribuem para o reconhecimento da empresa.
Existe hoje um movimento crescente para a utilização de relatórios integrados dentro do planejamento estratégico de ações sustentáveis.
“A ideia não é ter um relatório único com todas essas informações. Os relatórios específicos atuais devem continuar a existir, com o jargão próprio de cada um. Mas seus dados precisam ser apresentados de forma harmônica e coerente entre si”, afirmou, em entrevista ao Instituto Ethos, o professor Nelson Carvalho, da FEA-USP, que é um dos quatro especialistas brasileiros participantes do IIRC
O relatório integrado funciona como uma ferramenta de comprovação, apresentando de forma conjunta e simplificada, todos os resultados das ações sustentáveis, tanto na área social, ambiental e financeira. Além de garantir o investimento na área e a viabilidade financeira do projeto.
O objetivo é tornar esse tipo de relatório cada vez mais relevante, tanto para diretoria e demais colaboradores, quanto para a sociedade e possíveis acionistas, sem abrir mão dos relatórios específicos, ate mesmo porque é com eles que levantamos dados para os relatórios integrados.
Através da mensuração do impacto das ações sustentáveis, a diretoria é capaz de utilizar os resultados obtidos de modo estratégico, e fornecer dados completos ao marketing, acionistas e também à sociedade.
Apresentar progresso em direção à sustentabilidade é uma escolha da sociedade, das organizações, das comunidades e dos indivíduos, devendo existir um grande envolvimento e comprometimento de todos.
Cada estudo, pesquisa ou experiência na área, que é aplicada na prática, é um avanço em para uma economia mais humana e consciente. Empresas que se preocupam com um desenvolvimento sustentável e trabalhar uma gestão alinhada aos critérios da ESG, fazem sua parte para garantir o futuro não só de sua empresa, mas de uma geração.
E você? Já adota práticas sustentáveis em sua empresa? Trabalha com relatórios para realizar o acompanhamento? O que te impulsionou a começar?
Conta pra gente nos comentários! Obrigada por ler até aqui!