Os últimos dois anos foram intensos em muitos aspectos e para o comércio não foi diferente. Segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo, cerca de quase 600 mil empresas fecharam as portas nesses últimos dois anos.
A crise sanitária provocada pelo Covid-19 impactou fortemente a economia mundial, como também o ramo empresarial, sendo responsável pelo encerramento de vários comércios.
Especialistas da Folha ressaltam que, em períodos de crise, negócios menores costumam ser os mais prejudicados. Isso acontece porque essas empresas tem uma reserva financeira limitada e na maior parte das vezes não possuem um departamento financeiro e profissionais específicos para administrar esse setor.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para sua empresa começar 2022 com o pé direito, e seu negócio prosperar ainda mais com uma boa gestão financeira.
1. Trace um plano de ação para o ano!
2022 já chegou, é necessário que você defina metas a serem alcançadas e avalie como está a gestão financeira de seu negócio.
Separamos alguns tópicos que podem ser definidos como metas de organização financeira para o próximo ano e ajuda-lo a traçar um planejamento estratégico que faça sentido para sua empresa.
- Avalie os resultados do ano de 2021;
- Identifique o que pode ser transformado de forma positiva;
- Ouça as sugestões de sua equipe;
- Defina o orçamento anual de 2022;
- Estude as tendências do mercado no próximo ano;
- Utilize ferramentas tecnológicas;
- Utilize a antecipação de recebíveis para otimizar seus meios de pagamento e aumentar seu fluxo de caixa;
- Avalie investimentos e conte com uma reserva emergencial para possíveis imprevistos.
Traçar um plano de organização financeira e executá-lo, é indispensável para empresas que almejam obter bons resultados e crescer no mercado com solidez, e isso nos leva para a próxima dica…
2. Analise sua gestão financeira e defina orçamentos
Analisar o financeiro de sua empresa é fundamental para evitar futuras dores de cabeça e não repetir erros do passado, além de que só assim você terá uma visão geral de onde precisa melhorar e como colocar seus objetivos em prática sem prejudicar seu caixa.
Ao saber quanto entra e quanto deve sair, de forma mais estratégica, você adquire conhecimento dos investimentos a serem feitos e dos custos a serem evitados, além de garantir mais segurança a longo prazo.
É importante avaliar se as despesas atuais podem ajudar você a alcançar as metas do próximo ano. Cortar gastos desnecessários, criar categorias para classificar receitas de seu negócio, estipular orçamentos para cada setor de sua empresa, são pontos que podem ser necessários a serem trabalhados.
Leia também: Como planejar o pagamento do 13° salário na sua empresa?
3. Separe as contas pessoais das empresariais, já!
Esse é um erro ainda muito comum entre os empresários, principalmente em empresas de pequeno porte. Se isso acontece em seu negócio, aconselhamos que repense sua estratégia, separe os gastos, as contas bancárias e defina um pro labore o mais rápido possível.
Por mais que a tentação seja forte, é preciso organizar, de forma rigorosa, os recursos destinados à empresa e o que é reservado à vida pessoal.
Convenhamos que é muito difícil realizar esse controle sem uma separação clara e objetiva, e isso impacta diretamente no planejamento de sua empresa.
4. Utilize a tecnologia a seu favor
Ainda que muitas empresas utilizem apenas planilhas e se sustentam com esse tipo de organização, nada se compara a ferramentas tecnológicas e softwares, que automatizam processos e agilizam o controle financeiro, organizando documentos, informações e lembretes.
Dispositivos como esses otimizam o tempo dos colaboradores para aplicar esforços em decisões estratégicas, já que atividades operacionais podem ser terceirizadas a tecnologia.
Além de aumentar a precisão dos registros financeiros, datas para pagamentos, controles e gráficos, cooperando de forma técnica para os resultados obtidos da empresa.
Os softwares contam com um sistema de automatização de registros aprimorado, podendo auxiliar na organização da empresa em relação aos registros bancários e demais documentos envolvendo pagamentos, receitas e assim por diante.
Se não há uma padronização na hora de organizar os registros, é mais difícil ter o controle de todos esses dados, o que pode resultar em prejuízos, tendo em vista que uma boa gestão financeira depende, em grande parte na organização desses documentos.
Um sistema de gestão que agilize as operações financeiras da sua empresa, oferecendo recursos seguros e a integração estratégica com os dados do seu negócio, também pode ser extremamente útil para controlar o estoque e as contas de forma mais eficaz.
5. Faça o controle de fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um dos processos mais importantes para a saúde financeira de um empreendimento. É por meio dele que você verifica as entradas e saídas dentro de um determinado período e, quando isso não é feito com frequência, o risco de perder o controle dos registros é alto.
É durante esse processo que você consegue entender o que tem disponível no caixa e o quanto pode ser investido para fazer novas aquisições, cobrir despesas e atender a períodos onde é necessário ter mais dinheiro em caixa, como no final de ano, para a aquisição de produtos e pagamento do décimo terceiro.
Deste modo, é interessante estabelecer uma periodicidade ao realizar o controle do fluxo de caixa para que esses aspectos não sejam despercebidos. Em muitos casos, os administradores não se preocupam em ter uma organização eficiente e, por fim, as dívidas superam as receitas, o que se torna um ponto negativo para a organização, gerando uma situação financeira ruim.
Um excelente aliado para o controle do fluxo de caixa é a antecipação de recebíveis, com ela você consegue receber com antecedência e utilizar os valores dos títulos que você receberia meses depois, para investir em sua empresa hoje. Utilize a antecipação para ampliar sua forma e prazo de pagamento, trazendo mais comodidade ao seu cliente.
6. Controle seu estoque e negocie boas condições com seus fornecedores
Fazer um bom gerenciamento de estoque demanda tempo, mas ajuda você a otimizar as tarefas, o tempo e o dinheiro da sua empresa. Além de entender para onde está indo o dinheiro, entender os períodos que mais há demanda de um determinado produto, melhores valores ao longo do ano e etc.
O controle de estoque influencia diversos setores da sua organização e todos impactam diretamente sua empresa, sendo assim é fundamental monitorar os processos; definir estoque mínimo e máximo, atualizar registros; identificar falhas e ter o aperfeiçoamento do processo como um hábito da rotina. Isso vale para qualquer tipo de negócio, sendo ele de pequeno, médio ou de grande porte.
Dessa maneira, priorize a precisão ao registrar a entrada e saída de produtos, estabeleça um controle para checar a validade dos itens e busque boas negociações com fornecedoras. Estar atento a esses pontos minimiza os riscos de desperdício e melhora as oportunidades de compra do negócio.
Além de simplesmente ter uma boa gestão de produtos, é importante conquistar boas condições de pagamento. Ajustar prazos, negociar valores e parcelamentos pode evitar que sua empresa tenha que descapitalizar um valor significativo de uma só vez ou que pague juros excessivos.
Realize parceria com fornecedores de qualidade que possam atender a necessidade de produto de sua empresa, como também seja aberto a melhores formas de negociação de formas de pagamento.
Vale lembrar que a antecipação de recebíveis, ou o fomento à matéria-prima também podem ser seus aliados para que sua empresa desfrute de uma matéria-prima de qualidade por um preço justo, além de auxiliar naqueles momentos onde é necessário um maior investimento em matéria prima para seu negócio.
Desenvolver uma gestão financeira empresarial estratégica é indispensável para obter bons resultados. Sem isso, os riscos sobre a empresa são maiores, e pode haver uma dificuldade superior em passar por momentos economicamente sensíveis, como também atingir a metas de desenvolvimento da organização.
Gostou desse conteúdo? Esperamos ter contribuído para o desenvolvimento de sua empresa, e não se esqueça! Precisando de um parceiro para antecipar seus recebíveis e aumentar seu fluxo de caixa!? Entre em contato com a Audax Capital e fale agora mesmo com um de nossos consultores.