fbpx

Alta de juros e aumento do risco contribuem para declínio na captação de fundos multimercado

Último relatório divulgado pela ANBIMA demostra um momento desafiador para fundos multimercado em relação a renda fixa. Com aumento de juros os fundos multimercado perdem bilhões, enquanto fundos de renda fixa continuam com mais um mês de excelente captação.

Os fundos multimercados registraram a saída de 13,4 bilhões em setembro, o maior resgate registrado desde dezembro de 2017, superando a saída mensal líquida de 2020, durante o choque provocado pela pandemia do COVID-19.

Segundo a ANBIMA o resultado é atribuído ao aumento do risco do índice Ibovespa, medido pela volatilidade anualizada, que atingiu a quarta maior máxima de 2021 em setembro (26,7%), ficando atrás somente dos três primeiros meses do ano, que foram marcados pela piora da pandemia.

O aumento de risco de juros, cumulado com riscos superiores em relação a Ibovespa, intensifica a insegurança de investidores em relação à rentabilidade dos fundos multimercado.

O cenário atual no mercado tem deixado em questionamento: O risco consideravelmente superior por um rendimento maior é interessante nesse momento? Levando em consideração os números apresentados, a resposta dos investidores tem sido não.

Leia também: A importância do contrato social na análise do cadastro

Estrategistas do Morgan Stanley, liderados por Guilherme de Paiva discorreram sobre em relatório do dia 28 de setembro: “Os investidores locais, pela primeira vez em dois anos, agora têm a opção de retornos mais interessantes com um perfil de risco mais baixo na renda fixa, em vez de fundos multimercados e/ou fundos de ação”.

A renda fixa segue mantendo os maiores resultados ao longo do ano. Em setembro foi destaque novamente com uma captação mensal de 34,9 bilhões, acumulando no ano o saldo de 360,6 bilhões, com o aumento em seu fluxo líquido de recursos mensal de 30% em 2021.

Segundo relatório da ANBIMA em relação às rentabilidades, 15 das 16 subcategorias dos fundos de renda fixa mostraram resultado positivo no mês, vindo, durante o ano, a maior performance do tipo duração alta grau de investimento (8,41%).

Enquanto isso, a queda de 6,6% do índice Ibovespa em setembro levou a desvalorização de todos os portfólios das ações. Nos multimercados, a rentabilidade média foi de 0,01% no mês, com máxima de 0,60% no período, atribuída ao tipo juros e moedas.

O movimento evidenciado no último relatório tem sido observado ao longo do ano de 2021. A renda fixa têm sido destaque na arrecadação durante o ano e tende a continuar em alta ao longo dos próximos meses.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Para que o nosso especialista retorne seu contato, escolha a opção desejada abaixo: