Você já ouviu falar em antecipação de recebíveis? A possibilidade de receber imediatamente os valores das vendas feitas a prazo tem servido para empresas quitarem dívidas, ajustar fluxo de caixa e até mesmo pagar funcionários e impostos. As empresas antecipam seus recebíveis e repassam a taxa acordada para o produto, repassando todo custo pro cliente. Não é possível citar um valor exato para essa taxa, pois ela depende da operação, da qualidade do cedente e do sacado, dentre outros fatores.
Bom, primeiro vamos relembrar como funciona a Antecipação de Recebíveis:
A técnica nada mais é do que receber os valores das vendas feitas a prazo (parceladas, com duplicatas, carnês, cheques pré-datados e até mesmo no cartão de crédito), em valor presente. Essa é uma alternativa para pagar contas imediatas ou ter capital de giro, sem precisar fazer empréstimos.
A principal vantagem para empresa é ter um dinheiro que já seria, mas que demoraria para receber. Acaba sendo uma alternativa de curto prazo para cobrir despesas urgentes e os juros são bem menores do que na contratação de um empréstimo.
Além disso, oferece menor risco à instituição, pois a antecipação está diretamente relacionada a um contrato já firmado, o que significa que este processo normalmente é mais fácil de contratar do que um empréstimo para capital de giro, principalmente para as micro e pequenas empresas.
E qual é a taxa média do mercado?
Diversas instituições financeiras podem realizar a antecipação de recebíveis. A diferença entre elas, além da burocracia, pode ser o valor das taxas. Também tem o prazo de liberação do recurso, que possui uma variação média de 24h até sete dias úteis, a depender da instituição.
Em relação às taxas, como eu disse anteriormente, o percentual cobrado na antecipação de recebíveis dependerá da instituição financeira escolhida como intermediária e da operação. As taxas percentuais praticadas pelo mercado atual geralmente variam de 1,5% a 5% do valor do recebível adiantado. Na Audax, por exemplo, a taxa é a partir de 1,79% ao mês.
Ao contratar o serviço, também é importante consultar a existência de outras taxas, como taxas administrativas e impostos. Algumas instituições cobram apenas a taxa percentual de desconto, outras cobram uma tarifa fixa a cada título antecipado, tarifa de transação, tarifa de antecipação e taxa de IOF.
Onde é mais vantajoso antecipar recebíveis?
Nos bancos mais tradicionais, além das taxas competitivas, aprovação dessas operações geralmente é bem burocrática e demorada. As FIDCs e Securitizadoras (como a Audax) geralmente possuem taxas menores e com processo de recebimento mais rápido, além da isenção de IOF. Factorings também são opções, mas possuem taxas maiores apesar da menor burocracia em relação aos demais.
E como uma instituição define o limite de crédito?
Isso também variar de instituição para instituição. A aprovação ocorre por diversos fatores, sendo os mais comuns:
- Score do Serasa;
- Histórico de dívidas;
- Comprovação de renda;
- Informações atualizadas;
- Idade e ocupação.
Quando você contrata um empréstimo, a taxa de juros vai variar de acordo com nota de crédito da empresa — dependendo dessa métrica, a instituição financeira pode facilitar o acesso ao valor do empréstimo, dificultar por conta dos riscos e aumentar as taxas, ou mesmo negar. Tudo vai depender da saúde financeira, as entradas e saídas e o fluxo de caixa.
Com a antecipação de recebíveis, o panorama é diferente: apesar da sua empresa não ter o dinheiro solicitado de forma antecipada em mãos na hora, ele vai chegar, já que a compra já foi realizada e o pagamento será efetuado conforme negociado. O risco de inadimplência é muito baixo, o que facilita a obtenção dos valores, com taxas bem menores.
Na Audax, definimos o limite baseado na modalidade da operação, nas particularidades de cada cedente, na qualidade dos sacados e no histórico de relacionamento, tudo isso contando com um atendimento humanizado e 100% digital.
Gostou dessas dicas? Entre em contato com a gente e saiba mais!