Não importa o tamanho e o tipo de seu negócio, possivelmente as vendas a prazo fazem parte da realidade de sua empresa. O FIDC pode ser seu parceiro na tarefa de manter seu caixa sempre no azul, antecipando os recebíveis de sua empresa e aumentando seu fluxo de caixa.
Além de realizar antecipação de recebíveis, os FIDC’s também são uma excelente opção de investimento com retorno superior e riscos controlados a investimentos em renda fixa convencionais.
Com esse artigo, em menos de 5 minutos você irá conhecer o que é um FIDC, como trabalhamos, nossa estrutura, alguns benefícios para o ramo empresarial e muito mais. Bora lá!?
O que é Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)?
O FIDC é um fundo de investimentos que usa a maior parte do seu capital para a aquisição e antecipação de recebíveis de empresas.
Os Fundos de Investimentos funcionam como “condomínios de investidores”. É uma modalidade de aplicação coletiva em que várias pessoas investem. Ou seja, ele reúne recursos financeiros de diversos investidores para uma aplicação conjunta em títulos variados de direito creditório.
Dos valores aplicados nos Fundos de investimentos, 50% de seu patrimônio líquido deve ser reservado para aplicações em direitos creditórios.
Segundo a Instrução n° 356, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), direitos creditórios são “ direitos e títulos representativos de crédito, originários de operações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços”.
Em outras palavras, os direitos creditórios são títulos cujo lastro é originado por uma fatura a receber (venda a prazo) de uma empresa, como: cheques, duplicatas, notas ficais, contratos, dentre outros títulos que se adequem a essa modalidade.
Então, podemos dizer que o FIDC é um Fundo de Investimento que compra títulos de créditos formados por contas a receber de uma empresa.
Agora ficou mais fácil de entender, não é mesmo?
Um ponto importante a ressaltar é que o FIDC também é uma espécie de investimento em renda fixa conservador, muito atrativo, tendo em vista seu baixo risco e rentabilidade superior a diversos investimentos em renda fixa.
Entenda o trabalho do FIDC na prática!
Agora que você já sabe o que é o FIDC, você vai conhecer melhor o passo a passo do nosso trabalho.
Considere o seguinte exemplo para entendê-lo na prática: uma empresa (chamada de cedente) faz vendas a prazo no valor total de R$ 35 mil. Ela terá, portanto, uma duplicata nesse valor programada para receber, digamos, em 60 dias.
Conheça o FIDC da Audax Capital
Porém, a empresa possui compromissos financeiros e necessita do recurso imediatamente. Então ela pode “vender” essas duplicatas para a Audax Capital que será custodiante do título e ter acesso ao valor antecipado.
A Audax Capital adquire estes títulos e realiza o pagamento antecipado para o cedente (empresa que antecipou os títulos) cobrando uma taxa por isso, e o sacado (cliente da empresa originadora do título) efetuará o pagamento para a Audax na data de vencimento do título.
Deste modo, o cedente está antecipando o seus recebíveis, vendendo o título para um FIDC com um deságio. As empresas buscam este tipo de operação frequentemente para ajustar o seu capital de giro e operarem de forma saudável.
Conheça a estruturação de um FIDC
A estrutura do FIDC é um pouco diferente dos fundos comuns e de securitizadoras ou factoring (empresas que também realizam antecipação de recebíveis) sendo composta por:
- cedente: empresa titular dos direitos creditórios;
- estruturadores: instituição responsável por montar a operação;
- custodiante: instituição financeira responsável pela custódia e pelo controle dos valores a receber do fundo;
- auditor: responsável por auditar as demonstrações contábeis do fundo;
- administrador: empresa que administra os investimentos do fundo;
- cotistas: investidores do fundo.
Quais são os benefícios do FIDC para as empresas?
Além de ser um investimento bastante atrativo para os investidores, o FIDC oferece benefícios para as empresas originadoras, sendo uma alternativa de capital de giro, com a antecipação do capital próprio de sua empresa, de forma ágil e prática, com taxas justas e competitivas no mercado.
Como os direitos creditórios são gerados a partir de vendas já realizadas pela originadora, que são convertidas em recebíveis, caso ocorra a inadimplência dos mesmos, poderão ser executados extrajudicialmente e judicialmente.
Outras vantagens do FIDC para as empresas originadoras incluem:
- Acesso a mercados de capitais mais amplos, tanto nacionais quanto internacionais;
- Liquidez, permitindo à empresa originadora gerar caixa imediato para lidar com as despesas mais urgentes;
- Dispensa a alienação de bens como garantias, diferentemente dos empréstimos bancários;
- Aumento do faturamento da empresa, adquirindo mais poder de negociação com seus fornecedores e alavanque do seu negócio;
- Processo realizado por uma instituição financeira especializada e reconhecida pela CVM;
- Não envolve a contração de dívidas pela empresa originadora, diferentemente dos empréstimos bancários;
- Possibilidade de investir em sua empresa, expandindo seu negócio e gerando mais oportunidades;
- Permite a oferta de crédito sem prejudicar a empresa originadora, que tem a possibilidade de receber os valores no mesmo mês em que uma venda é realizada, ajustando seu balanço.
Criados há quase duas décadas, os FIDC’s são alternativas interessantes para auxiliar na gestão financeira de sua empresa. Eles podem ajudar a acelerar o crescimento, melhorar a gestão de risco e expandir a base de fontes de financiamento para incluir investidores institucionais internacionais.
E você, ficou com alguma dúvida sobre o que é FIDC? Entre em contato conosco, estamos sempre prontos para ajudá-lo!