Nos últimos dois anos o setor de logística teve um crescimento exponencial em todo o país. Além do transporte de alimentos e cargas pesadas, a pandemia de COVID-19 foi responsável por muitas mudanças de hábitos, como o aumento de compras online que enfatizaram a importância do setor de transporte.
Ao passo que a necessidade dos serviços de logística se mostrava mais emergente, o país e o mundo ainda passavam por uma crise econômica e a necessidade de expandir e investir se misturava com a insegurança em momento de instabilidade.
Com isso, as empresas precisaram traçar estratégias para conter danos e sobreviverem, agora é o momento de expandir e investir em seu negócio. No caso do segmento de transporte, como outros, o controle de finanças pode ser feito por meio da antecipação de recebíveis.
De microempresas a companhias com grande receita, a antecipação de recebíveis é uma forma de as transportadoras obterem crédito com base em suas próprias duplicatas ou contratos de contas a receber.
Não restam dúvidas que o setor de transportes desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento do país. No entanto, o investimento na infraestrutura não segue o mesmo ritmo.
Atualmente, o Brasil investe 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto) em infraestrutura de transporte, enquanto o índice satisfatório deveria ser de 2%. Como consequência, cerca de 30% de toda a extensão de estradas e rodovias do país necessita de manutenção, gerando um desgaste alto da frota que impacta seriamente nos custos operacionais do negócio.
Os custos são diversos e facilmente poder entrar em descompasso com a entrada da receita. O curto prazo para pagamento dos motoristas, combustível, lubrificantes, pneus, peças e manutenção da frota, emissão de documentos, vale-pedágio elementos que são indispensáveis para que a carga siga viagem.
Além disso, para se destacar em um mercado competitivo, não basta apenas desenvolver um bom trabalho, mas também contar com diversas formas de pagamento e prazos flexíveis. A verdade é que, ao final do mês, muitas vezes a conta não fecha.
Desta forma, muitas transportadoras se deparam com o desafio de trabalhar com o caixa apertado, o que as torna mais vulneráveis a riscos e imprevistos.
Esse geralmente é o momento que o gestor financeiro busca estratégias para conseguir equilibrar seu fluxo de caixa, como:
- Empréstimo bancário com juros altos;
- Financiamento de capital de giro;
- Financiamento da folha de pagamento (planos de alguns bancos);
- Desconto de duplicatas, boletos etc. em bancos tradicionais, novamente com juros altos e diversas taxas, seguros, entre outros penduricalhos financeiros;
Quando os setores financeiros são mais estruturados, e a empresa tem uma relacionamento antigo com o banco, talvez consigam realizar essas operações com taxas relativamente boas, mas com alguns sacrifícios.
Vantagens de antecipar seus recebíveis:
É complicado depender de valores que ainda não foram recebidos para equilibrar as contas, quem conhece as rotinas do departamento financeiro sabe bem como é administrar o dia a dia. Para garantir o fôlego da operação e manter o capital de giro é que buscamos e indicamos a antecipação de recebíveis.
Pensando nisso, a Audax Capital, especializou-se também em antecipação de recebíveis para transportadoras de pequeno, médio e grande porte, ofertando operações de fomento para auxiliar sua transportadora crescer e se destacar no mercado.
Conheça a antecipação de recebíveis da Audax Capital
Por que antecipar recebíveis é a melhor solução financeira para sua transportadora?
A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite às empresas e transportadoras receberem valores de vendas a prazo de forma antecipada, aumentando seu fluxo de caixa, com capital próprio com valores competitivos, praticidade e rapidez você consegue mais tranquilidade para administrar e investir em seu negócio.
Como funciona?
Suponhamos que sua transportadora realizou um serviço no valor de R$ 10.000,00 parcelado em 4 boletos de R$ 2.500,00, com prazo médio de 20 dias cada.
Deste modo você só receberia o valor integral da venda após 80 dias, cerca de quase 3 meses, correto!? No entanto, nesse meio período você tem diversas responsabilidades para arcar e precisa de um valor a mais em seu caixa.
Com a antecipação de recebíveis, você desconta suas duplicatas a vencer na Audax Capital e recebe esse valor de forma adiantada, sendo descontada uma pequena taxa do valor integral do título, e seu cliente pagará o valor parcelado normalmente para a Audax.
Dessa forma você aumenta o fluxo de caixa de sua empresa com capital próprio, realizando operações pontuais ou contínuas de acordo com a necessidade de seu negócio.
Trabalhar com antecipação de recebíveis te proporciona tranquilidade de realizar vendas a prazo sem se preocupar se as contas vão fechar no final do mês, conquistando mais clientes com flexibilidade na forma e prazo de pagamento.
Pagando um pequeno deságio sobre as duplicatas que ficariam paradas por meses, você tem a oportunidade de investir em seu negócio, aumentar sua frota, aumentar seu poder de compra e negociação com fornecedores e tirar projetos antigos do papel de forma rápida e sem burocracia.
Porque escolher o Grupo Audax Capital?
Sendo o primeiro FIDC 100% Goiano, a Audax Capital é referência no mercado de fomento brasileiro, estando a mais de 6 anos ofertando diversas soluções financeiras, dentre elas o destaque para a antecipação de recebíveis.
Com um atendimento 100% digital, atende empresas de todo o Brasil e diversos segmentos empresariais, dentre eles tem vasta experiência no ramo de logística.
Algumas das principais vantagens da antecipação de recebíveis pela Audax são:
- Processo rápido e seguro para cadastro;
- Cadastro sem burocracia: Solicitamos apenas os documentos essenciais para começarmos a parceria e disponibilizamos o auxílio de um especialista em todo o processo;
- Prazo para análise de cadastro de no máximo até 72 horas;
- Equipe especializada para atender seu negócio;
- Atendimento personalizado com um gestor de carteira exclusivo para sua empresa;
- Praticidade, realizando operações de forma 100% digital de onde estiver;
- Limite personalizado de acordo com a necessidade de seu negócio;
- Ausência de IOF nas operações e taxas transparentes;
- Agilidade na realização e pagamento das operações;
- Em caso de inadimplência do título realizamos diversas etapas de cobrança com o seu cliente;
- Redução de risco de crédito: analisamos o seu cliente para você.
- Não solicitamos bem de garantia;
- Trabalhamos com linhas de créditos especiais, como conta escrow
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