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7 dicas para impulsionar suas vendas do final do ano!

Iniciou a contagem regressiva para o próximo ano, os preparativos para as festas estão a todo vapor. E as duas principais datas para o comércio brasileiro (Black Friday e Natal) começam a entrar no radar do empreendedor.

O final do ano é sempre um ótimo momento para o comércio, com duas das principais datas mais lucrativas do ano, as promoções de pré-Black Friday se iniciam logo no início de novembro e os empresários investem pesado para conquistar clientes, bater metas e aumentar suas vendas.

Se você quer dar um gás para o seu negócio antes que o ano acabe, este post foi feito pensando em você. Confira nossas 7 dicas de como vender mais no final do ano, independente de seu ramo de atuação!

Trace uma estratégia

Traçar uma estratégia deve ser o primeiro passo para o sucesso de suas vendas, deste modo, você consegue visualizar pontos da sua empresa que podem ser melhorados e outros que podem ser seu diferencial, quando explorados da maneira correta.

Defina metas e elabore um plano para realizá-las. Neste momento, algumas perguntas devem ser feitas, como: Quanto estou disposto a investir de capital? Como está meu fluxo de caixa? Quais produtos estão em alta nas vendas? Os produtos que eu tenho são suficientes? Será necessário aumentar o quadro de funcionários temporários? Quais são meus diferenciais? Etc.

Neste artigo, você desfrutara de ótimas dicas para compor sua estratégia!

Fique de olho no seu estoque 

Se você se dedicou ao realizar e traçar uma estratégia para sua empresa, já estará um passo à frente nesta etapa. Algumas das reflexões realizadas em seu planejamento serão essenciais nesse momento. Fique atento a alguns pontos:

  • Realize o levantamento de itens e matéria-prima de seu estoque;
  • Verifique quais produtos estão e poderão estar em alta nas vendas deste período. É importante acompanhar o mercado e as tendências, quais produtos os clientes estão buscando em sua área de atuação, etc.;

Fique atento! O equilíbrio vai ser seu melhor amigo neste momento, adquira produtos estrategicamente. Nem sempre ter um estoque lotado significa sucesso, o importante é ter os produtos em quantidades adequadas armazenadas;

  • Não se esqueça, o desconto dado ao seu cliente começa com o desconto obtido com seus fornecedores. Um bom fluxo de caixa nesse momento é essencial, com ele você maximiza seu poder de negociação, adquirindo ótimos produtos pelos melhores preços para o seu cliente. A antecipação de recebíveis é uma excelente aliada para levantar capital de giro e aumentar o poder de compra de sua empresa.

Segundo levantamento realizado pelo indicador OSA (On Shelf Availability – indicador utilizado para controle de produtos), é muito importante que seu estoque esteja completo de acordo com a demanda de seu público. Sobre disponibilidade em estoque, indicam que mais de 70% dos compradores mudam de loja ou de marca ao não encontrarem o produto que procuram.

Agora com seu estoque abastecido, é o momento de ir para a próxima etapa… Como potencializar suas vendas!

Crie promoções sob medida

Pense em promoções criativas, que atraem o seu público sem prejudicar seu caixa. Para criar uma promoção de sucesso, é preciso conhecer bem sua margem de lucro e compreender o que seus clientes desejam, estabelecendo o quanto você pode reduzir do preço final sem sair no prejuízo.

Não existem promoções apenas de cortes nos preços, você pode também investir em kits, dois produtos pelo preço de um, desconto progressivo, programa de fidelidade, kits de presentes sugestivos, brindes a partir de x valor, frete grátis, etc.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Industria (CNI), aponta que 70% dos brasileiros admitiram aguardar promoções para realizarem suas compras, principalmente quando o assunto é produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Portanto, uma promoção interessante pode despertar o interesse de novos clientes e fidelizá-los.

Outro ponto a ser observado, principalmente pelas lojas online, é o de promoções de frete grátis. O frete é um assunto sensível entre os brasileiros, uma pesquisa realizada pelo Reclame AQUI constatou que 63,9% dos consumidores entrevistados informaram que o alto valor do frete é sinônimo de carrinho abandonado.

Mantenha seu negócio atraente

Campanhas de Marketing afiadas, sites e aplicativos eficientes, vitrines renovadas e decorações criativas são alguns pontos que podem te diferenciar das demais empresas e despertar o interesse de seu cliente.

Utilize de todos os espaços, usufruindo do ambiente físico e virtual, pensando em atrair o olhar dos clientes e aumentando seu público.

Sugestões para implementar em sua loja física que fazer toda a diferença: Melhore a exposição de produtos; coloque produtos que são relacionados próximo uns dos outros e garanta a criação de setores temáticos, como sessões de promoções ou de novidades em destaque; pense em caixas estratégicos para clientes com poucas compras, setores especiais de retirada ou troca de compras realizadas online.

Já para as lojas virtuais, crie sites simplificados e landing pages (páginas dentro de sua loja virtual dedicadas a um produto ou serviço específico ou promoções). Invista em mudanças de layout no seu site, baseando-se nas campanhas mensais e na personalidade de sua marca, pensadas em seu público. Tenha diversos canais de atendimento ao cliente, onde ele consiga acessar informações sobre a empresa, produtos e, se for disponibilizado um canal de atendimento direto, priorize agilidade de atendimento.

Invista em experiências

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, com mais de 6.700 consumidores de 15 países, incluindo o Brasil, 80% dos clientes afirmam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.

Além disso, mais da metade (57%) de todos os participantes deixaria de contratar um serviço ou comprar um produto de uma marca porque teve uma experiência melhor com uma concorrente.

Entre os brasileiros, a expectativa é ainda maior: 89% dos clientes declararam que, tão importante quanto os produtos e serviços comercializados, é a experiência que a marca possibilita.

Os consumidores tem se tornado cada vez mais seletivos em suas compras. Para a maioria, os valores estão longe de ser o último fator decisivo para uma compra, a experiência que a empresa ou produto possibilita também tem grande peso nessa escolha.

O velho ditado de que “com um cafezinho você pode ganhar ou perder um cliente” nunca esteve tão atual. A experiência pode estar relacionada ao atendimento, a decoração, pequenos brindes, atrações ou a uma atenção especial que aproxime o cliente de sua empresa.

Prepare seus colaboradores

No infográfico produzido pela JM Service – Empresa especializada em consultoria pós venda – demonstra que cerca de 70% da experiência de compra de um cliente baseia-se na forma como ele é tratado, e que 9 a cada 10 clientes não se importariam em pagar mais pelo produto se tivessem um melhor atendimento.

O atendimento é um ponto crucial para fidelizar um cliente, portanto, encare ele com muita responsabilidade. Treine sua equipe para que estejam munidos de todas as informações necessárias e saibam lidar com momentos de pressão e correria.

E investir na contratação de trabalhadores temporários em momentos de pico das vendas é uma ótima estratégia para melhorar a experiência do cliente e rapidez do atendimento.

Diversifique meios de pagamento

Diversificar na hora de oferecer meios de pagamento para os clientes é uma estratégia cada vez mais exigida pelo mercado. Isto acontece porque hoje existem diversos perfis de clientes e nem todos têm acesso e preferência pelos mesmos meios de pagamento, portanto, meios de pagamentos muito “engessados” podem fazer com que o cliente não finalize a compra.

Portanto, desfrute das diversas formas de pagamento que o mercado oferece, como: dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, pix, cheque, boleto, dentre outros, disponibilizando mais comodidade para o seu cliente.

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